quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Extinção do Ofendido

 

Ouvi uma bela passagem da vida de Mahatma Gandhi em uma paletra de Huberto Rohden, que suponho tenha sido proferida e gravada nos anos 70.

Rohden relata que Lorde Mountbatten, o último governador Britânico na Índia, após a declaração de independência, pediu desculpas ao povo indiano e, principalmente, a Gandhi pelo longo período de dominação.

Gandhi, no entanto, não deu muita atenção ao pedido de desculpas e tampouco a própria declaração de independência da Índia, pois, ao que parece, estava mais preocupado em  solucionar alguns conflitos que estavam ocorrendo entre hindus e muçulmanos.

Quando foi localizado por um jornalista, foi lhe perguntado se aceitava ou não tal pedido. O jornalista ficou perplexo com a resposta negativa de Gandhi, ao que redarguiu:

 – mas o senhor, sendo uma pessoa iluminada, não aceita um pedido de desculpas?

Ao que Gandhi respondeu:

 – não aceito o pedido de desculpas porque nunca fui ofendido...

Rohden aproveita esse diálogo que teria se dado entre Gandhi e um jornalista, para elucidar parte da filosofia que ele denomina de Filosofia Cósmica.

No caso relatado, apesar de todas as dificuldade e sacrifícios pelos quais sabidamente Gandhi foi submetido, ele não se considerava uma vítima, sequer acreditava ter sido realmente ofendido por alguém. Parece que a Grande Alma descobriu que era mais fácil acabar com um único ofendido – ele mesmo – do que com vários ofensores.

Isso lembra uma pouco a Filosofia de Jesus e dos estóicos. O mal ou o bem não decorrem de circunstâncias externas, mas sim daquilo que está dentro do nosso ser.   

O que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. (Mateus 15: 18-20)

Parafraseando Rohden, só precisa ser recompensado aquele que se encontra descompensado, o que, com toda a certeza, não era o caso de Mahatma Gandhi.

Essa pequena e ilustrativa história certamente nos faz lembrar de algumas teologias que esboçam Deus como um ser que fica contabilizando os nossos erros (negativo) e acertos (positivo) e que, ao final, sente-se muito ofendido quando o nosso saldo está no negativo. Isso é, no mínimo, estranho! Se um ser humano como Gandhi não se sentia mais ofendido com as faticidades, com as exterioridades, como podemos ter a pretensão de acreditar que podemos ofender a Deus? Talvez porque, muitos de nós, veja Deus de acordo com os atributos humanos. Aliás, com atributos de humanos não muito elevados espiritualmente...

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Um comentário: