sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Intuição Espiritual e Erudição Intelectual

"Porquanto, convém notar, pode existir a mais alta intuição espiritual em um homem cientificamente analfabeto e sem erudição intelectual. Muitas vezes, a erudição intelectual é até um obstáculo à intuição espiritual, não em si mesma, mas porque o homem altamente intelectualizado facilmente se convence de que, além do plano intelectivo, nada mais existe digno de ser atingido, caindo assim vítima de uma deplorável autocomplacência narcisista, que fecha todas as portas a uma evolução ulterior, rumo ao conhecimento intuitivo.

 

Todo conhecimento sensitivo-intelectivo é analítico, sucessivo, parcelado - o conhecimento intuitivo, racional, espiritual, é sintético, simultâneo, total. Aquele é comparável a um andar passo a passo - este se parece antes com um voar a jato." (HUBERTO ROHDEN - O Pensamento Filosófico da Antiguidade – p. 50)



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Um comentário:

  1. Às vezes o intelecto pode influenciar uma experiência espiritual no momento em que fica analisando-a, racionalizando-a. Deixa, assim, de vivenciar e sentir a espiritualidade com o coração...

    ResponderExcluir